Black Friday: Como criar uma estratégia incrível que realmente gera resultados

E aí, você sabe como criar uma boa promoção de Black Friday? Está a fim de zerar o seu estoque?

Black Friday é a data que acontece tradicionalmente na última sexta feira do mês de novembro, é conhecida pelas grandes ofertas e descontos oferecidos pelo comércio. No Brasil acontecerá no dia 23 de novembro.

Pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio, mas para poder colher os bons frutos que esta data oferece você deve estar preparada.

Veja o que fazer para tirar o melhor proveito da Black Friday e alavancar suas vendas nesta data:

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Saiba que o trabalho começa agora! Faça um planejamento com todos os pontos que deverão estar redondos até a data e isso inclui os preços promocionais, produtos e imagens, estoque, divulgação, distribuição (entrega) e estoque.

Por exemplo:

  • Quais serão os descontos;
  • Sobre quais produtos;
  • Como alcançar os melhores valores para atender às expectativas dos consumidores;
  • Como os meus fornecedores podem facilitar esse processo;
  • Qual o meu estoque.

Entenda quais são as preferências do seu público e organize-se para que sua empresa consiga atender tanto em volume quando em qualidade.

2. CRIE DESCONTOS E PROMOÇÕES ATRATIVAS

Black Friday Empreender Mulher

Devido a grande repercussão da Black Friday nos últimos anos, milhares de consumidores e também de órgãos de defesa estão atentos as lojas participantes. Por isso é preciso que você crie descontos verdadeiros e que sejam atrativos aos olhos de quem irá comprar. Nada de fazer metade do dobro, isso poderá queimar sua empresa.

É bem provável que sua margem de lucro seja reduzida, mas a ideia aqui é que você compense este fator no volume de vendas e na percepção de marca.

3. ESTEJA ATENTA AO SEU ESTOQUE OU ENTREGA DO SEU SERVIÇO

Vender é sempre bom e com preços atrativos com certeza centenas de consumidores irão se interessar pelos seus produtos. Mas não basta simplesmente vender, lembre-se que você deverá entregar todos os seus pedidos e, de preferência, sem atrasos.

Por isso, certifique-se de que haja estoque suficiente em caso de aumento de demanda ou que você tenha agenda para entregar todos os serviços vendidos. Em caso de produtos, aproveite os próximos dias para entrar em contato com seus fornecedores e garanta que você tenha mercadoria suficiente para a Black Friday.

Caso os seus produtos sejam limitados, deixe claro na comunicação que a oferta só será válida enquanto houver estoque e avise assim que um item acabar. Dessa forma, você evitará transtornos futuros.

4. PREPARE UMA BOA COMUNICAÇÃO

Elabore suas estratégias de comunicação. Por exemplo: aproveite para informar a sua base de clientes, através de e-mail marketing e WhatsApp, que a sua loja participará da Black Friday e ofereça cupons de descontos.

Desta maneira você fará com que pessoas que já são clientes voltem a comprar com você, até porque é muito mais fácil vender para quem já conhece você.

No dia da Black Friday capriche na comunicação das suas redes sociais, site e loja virtual. Inclua também diferentes chamadas para ação, para que o consumidor seja atraído para realizar a compra.

Além disso, esta é uma boa hora para utilizar landing pages com pontos de captura de e-mail, WhatsApp e Perfil em Chatbot, com o intuito de aumentar ainda mais a sua base de contatos e continuar o relacionamento pós Black Friday.

5. PREPARE SUA EQUIPE PARA O ATENDIMENTO

Black Friday Empreender Mulher

Na Black Friday é comum o número de pedidos de atendimento aumentar e se você não estiver preparada para atender os seus clientes com dúvidas, sugestões e até reclamações, poderá até parar no site no Procon ou no Reclame Aqui, um site onde os consumidores postam suas insatisfações com empresas.

O seu atendimento pode determinar o sucesso do seu negócio, tanto na Black Friday, quanto em todos os outros dias do ano. Então prepare sua equipe para proporcionar sempre o melhor atendimento para os seus clientes. Seja transparente e honesto com o seu público e só participe se realmente quiser proporcionar uma boa experiência para os clientes.

CONCLUSÃO

Se o Black Friday será uma ótima ou péssima oportunidade, só depende de você!

Pense em quantos benefícios a sua participação poderá trazer para o seu negócio: destaque em relação aos seus concorrentes, fidelização, aquisição de novos clientes, captação de novos contatos e compreensão a respeito das preferências do seu público alvo!

Amanhã faremos uma live exclusiva onde abordaremos o tema Black Friday: Como criar uma promoção que gera resultados! Participe gratuitamente e aplique estratégias para vender mais nesse fim de ano!

Se inscreva agora para receber o link da live: https://manychat.com/l1/empreendermulherOficial

Fontes: Profissional de E-commerce e Marketing de Conteúdo