Grávida demitida aposta em festas e vira empresária de sucesso


Olha só o drama dessa mulher. Descobriu que estava grávida e foi mandada embora do trabalho. Desempregada e desesperada teve a seguinte ideia: começar vender coxinhas. E não é que o negócio deu certo! Ela acabou virando empresário e dona de um lindo Buffet. Essa história é para inspirar você. Muitas pessoas passam por dificuldades e pensam que o mundo acabou, mas você também é capaz de mudar sua história e o rumo da sua vida.

Você provavelmente pode ter passado por dificuldades na vida, e de repente se deu conta que foi um momento de enxergar oportunidades. Lilian Sarturato, 31 anos, casada e mãe da Livia de 4 anos. Formada em Gestão de Marketing, culinarista, fundadora e proprietária da Lis Buffet. Há 4 anos empreende no ramo de festas e tudo começou após a maternidade.

Depois que saiu do emprego onde tinha estabilidade financeira, se viu no maior desafio da sua vida. Cuidar da Livia e empreender ao mesmo tempo. Deixar de receber o salário que você tem garantido todo mês, 13º e férias não é fácil. Mas mesmo assim Lilian teve coragem e fez a escolha de dedicar-se exclusivamente à maternidade.

A mulher moderna não se acostuma mais com essa vida de cuidar do lar, dos filhos e ficar esperando o marido chegar em casa com o salário que, muitas vezes, não paga nem as contas do mês. Com a Lilian não foi diferente. Ao planejar o aniversário de 1 ano da sua filha, em meio a decoração de festas e doces personalizados, ela descobriu que tudo isso fazia sentido para ela.

A empreendedora deve amar o que faz e isso dá ânimo para vencer todos os desafios que uma empresária brasileira enfrenta no dia a dia.

Preparação

A Lilian não entendia nada do ramo de festas, como abrir um negócio assim? Mas isso não a desanimou. Com muito esforço ela correu atrás de conhecimento. Começou vendendo lembrancinhas e logo passou a vender doces, bolos e salgados. A cada dia se surpreendia com a proporção do seu novo negócio.

Quem nasceu para vencer quer sempre mais. Divulgando seus produtos nas redes sociais ela viu um post de um evento para mulheres empreendedoras, não pensou duas vezes e fez sua inscrição. Foi aí que a Lilian conheceu o Empreender Mulher e ficou encantada com as histórias de mulheres, parecidas com a dela, que eram contadas pela Adriana Valente, fundadora do Grupo Empreender Mulher.

Aproveitando oportunidades

Muitas vezes as oportunidades estão na nossa frente e não percebemos. Certo dia a Lilian participou de um pequeno evento e percebeu que podia oferecer um serviço personalizado para eventos, um coffee break. A partir daí surgiu mais um serviço a ser vendido. Quantas vezes oportunidades passam a sua frente e você acaba nem dando atenção? Uma empreendedora precisa estar atenta a tudo ao seu redor e ter visão diferenciada das pessoas comuns, essa é uma importante característica de uma empreendedora.

A Lilian começou oferecer coffee personalizado para pequenos eventos. No começo fez muitas parcerias e permutas, mas começaram surgir os eventos pagos também. Mas tem algo que ninguém sabia, ela utilizava transporte público para chegar até os locais dos eventos. Levava tudo em sacolas de feiras. Enfrentava ônibus e metrôs lotados com garrafas térmicas, bolos, vasos, toalhas e descartáveis, era uma loucura, mas ela não tinha carro e precisava chegar até o local.

Você já desistiu de algum sonho por causa das dificuldades de coloca-lo em prática? Na jornada de uma empreendedora de sucesso nem sempre encontraremos flores nos caminhos, também é preciso enfrentar as pedras. Quando é grande demais tem que passar por cima e quando são pequenas tem que chutar longe. Imagino que era assim que a Lilian fazia. Não deixava nada tira-la do foco que era vencer na vida como empreendedora.

Aprimorando habilidades

Uma empreendedora de sucesso também necessidade aprimorar suas habilidades, tanto as técnicas quanto as administrativas. Precisa saber divulgar seus produtos ou serviços e vender também. A Lilian sabia disso e não perdeu a oportunidade de participar do 1º Aniversário do Empreender Mulher. Bem cedo já estava no local do evento, na Unicid. Sentou bem em frente ao palco, ela tinha certeza que algo diferente iria acontecer.

A Adriana Valente entrou radiante no palco, eram mais de 500 mulheres na plateia. Todas unidas por um único propósito: fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino. A Adriana surpreendeu as participantes chamando ao palco as 10 primeiras inscritas do evento. E lá estava a Lilian, seu nome foi o segundo a ser chamado.

A Lilian fez amizades incríveis, aprendeu muito com o Grupo Empreender Mulher e se apresentou como empresária que realizava festas em pequenos eventos.

Parceria sem futuro

Tudo parecia ir bem, mas na intenção de acelerar os resultados a Lilian resolveu fechar uma parceria que tirou ela do foco. Viveu dias difíceis daqueles que jamais imaginou viver. Foi humilhada e desvalorizada. Viu seus sonhos se dissolverem.

Pensou em desistir de tudo. Não acreditava mais no seu grande sonho que era ter um espaço físico. Por 3 meses ficou sofrendo e acreditando no fim da Lis Buffet.

O que você faz quando ouve algo que não lhe agrada? Uma frase… Foi algo que a Lilian ouviu e que a derrubou: “Você nunca vai passar de uma empreendedorazinha de @#%*!”. Isso a impactou demais. Mas uma decisão precisava ser tomada naquela fase da vida, era preciso dar a volta por cima e mudar a sua história.

A virada

Se você, nesse exato momento que está lendo esse texto, está passando por isso, chegou o momento de se inspirar com a Lilian e dar uma virada na vida.

Para onde correr, quem procurar num momento desses? Naquele momento de dor a Lilian resolveu ligar para a Adriana Valente e contar tudo o que assombrava o seu coração. Falou tudo o que sentia e de toda a dor que a envolvia, mas falou também que seu sonho ainda estava vivo.

A Adriana incentivou a Lilian a criar um novo plano de negócio, era preciso tomar uma decisão, encerrar as parcerias “furadas” e acabar com as encomendas das coxinhas. Nesse dia surgiu a ideia da Adriana criar um treinamento chamado Empreenda Suas Ideias, que até hoje tem ajudado muitas mulheres a transformarem seus sonhos em negócios.

“Foi a troca mais gratificante da minha vida, era o NÃO que eu precisava dar para mudar o rumo da minha história”, afirma Lilian.

NÃO para aquilo que não traria retorno. NÃO para as encomendas avulsas que tomavam muito tempo. NÃO às promessas de falsas parcerias.

Você está precisando dizer NÃO para aquilo que te atrapalha? Para aquilo que não te deixa crescer? Ou para aquilo que não faz o seu negócio fluir? Já pensou nisso? Aproveite agora e reflita como está a sua vida. Por que seu negócio não vai para frente? Você pode acreditar em algo que pensa ser uma benção, mas se isso estiver te atrapalhando ou impedindo o seu sucesso é necessário refletir e mudar a rota.

E a luta da Lilian por conhecimento aumentava cada vez mais. Era preciso estar preparada para o mercado. No começo não foi fácil vender seus serviços, ninguém a conhecia. As pessoas não queriam arriscar e contratar serviços sem referências.

Após 1 ano a Lis Buffet evoluiu. Hoje tem uma equipe com mais de 10 pessoas, fornece serviços para mais de 12 festas ao mês e não faz mais encomendas avulsas.

Parte da equipe da Lis BuffetVida de empreendedora não é fácil! A Lilian faz de tudo, orçamento, vendas, atendimento ao cliente, limpeza, frita salgados em festas, faz compras, é mãe, esposa e uma empresária empreendedora com muito orgulho.

O sonho da Lilian de ter uma casa de festas foi realizado. Hoje a Lis Buffet possui um espaço físico infantil próprio. Novos sonhos e objetivos foram traçados agora.

Lilian Sarturato Lis Buffet - Empreender Mulher
Sede própria da Lis Buffet
Lilian Sarturato Lis Buffet - Empreender Mulher
Lilian Sarturato e sua família

Não quero ser só inspiração, quero mostrar que ninguém pode nos diminuir e nos humilhar. Somos aquilo que queremos ser, e podemos superar qualquer obstáculo e não desistir. Eu não era nada, comecei do zero, pedi ajuda, investi e hoje faço o que amo, o que me dá prazer, me gera renda e proporciona uma vida feliz e boa ao lado da minha família.

Não importa o tamanho do seu sonho. Se você pode sonhar, também é possível realizar. Você pode contar com o Empreender Mulher para impulsionar o seu negócio. Venha participar ativamente do Grupo Empreender Mulher e quem sabe um dia, sua história poderá ser contata aqui!