#3 Podcast – Como faço controle financeiro da minha empresa?

 

PodcastEM

 

Nesse artigo transcrevemos o Podcast acima (com algumas palavrinhas a mais 🙂 ) e ao final você encontra os links que mencionamos na nossa resposta. Vale a pena ler para fixar bem as idéias na cabeça e brilhar nos negócios!

 

PERGUNTA: Como faço controle financeiro da minha empresa?

 

RESPOSTA EMPREENDER MULHER: Sugerimos que você siga 5 passos para melhorar o controle financeiro da sua empresa

 

O controle financeiro é uma das atividades mais importante de qualquer negócio e precisa de MUITA ATENÇÃO! Infelizmente muitas empresas fecham por não dar a sua devida importância. Realmente muitas pessoas tem dificuldade em fazer essa gestão.

A boa noticia é que você pode aprender! Seguindo esses simples passos você melhorar consideravelmente a gestão financeira do seu negócio.

 

1º PASSO – TENHA DISCIPLINA

Não misturar contas pessoais com contas da empresa! Essa não é uma tarefa difícil, basta ter disciplina. Isso é fundamental para ter o controle financeiro da sua empresa. Separe as contas pessoais das contas do seu negócio e assim você vai saber exatamente o que está acontecendo com o seu negocio.

 

2º PASSO – ANOTE TUDO

Tenha o controle de entrada e saída de todas as despesas e custos da sua empresa, como por exemplo: água, luz, produtos, material limpeza, papelaria, e todos os custos gerais.

Esse controle financeiro você precisa ter em algum lugar que não seja apenas na sua memoria. Você pode usar uma planilha no Excel, um aplicativo no celular, ou até um caderno, desde que você anote tudoooo tudoooo, MUITO IMPORTANTE!

 

3º PASSO – FAÇA O BALANÇO DIÁRIO E MENSAL

Você precisa ter o controle diário e mensal de todos os gastos. Não importa o valor que você tenha como entrada ou saída. SEMPRE anote tudo, dia após dia, mês após mês, sem deixar nenhum ítem de fora.  Esse controle de caixa serve para você analisar o rendimento do seu negócio e otimizar os horários, as vendas, as promoções, onde economizar, em que gastar, ou seja, a base do seu negócio!

 

4º  PASSO – CALCULE BEM O SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Saber cobrar seus serviços. É uma tarefa muito importante e você precisa saber identificar com precisão quais são seus custos fixos e variáveis. Exemplo de custos fixos: aluguel, salário de funcionárias; e de custos variáveis: luz, água, telefone, matéria prima.

Além disso você precisa saber qual valor do seu custo hora para que saber cobrar por cada serviço prestado.  Ex. em um salão de beleza, para cada progressiva qual custo unitário dos produtos usados, da água, luz, do seu trabalho etc?  É importante  calcular o valor de cada item para que você não tenha surpresas no final do mês.

 

5º  PASSO – FAÇA BOM USO DA TECNOLOGIA

Use a tecnologia a seu favor, para facilitar a gestão financeiro do seu negocio. Existem vários sistemas para te auxiliar. Indicamos os seguintes:

 

  • Sistema Zeropaper – é um sistema de controle financeiro que vai te ajudar a controlar as finanças da sua empresa de uma forma fácil. Use a versão gratuita que vai te ajudar bastante.
  • Conta Azul – é um sistema pago de controle financeiro e tem um Blog com muitas dicas que podem te ajudar a organizar as contas do seu negócio (o sistema é pago, mas você pode aproveitar as dicas do Blog).
  • Aplicativos para o celular – Existem inúmeros aplicativos GRATUITOS que você pode utilizar no celular para ter o controle financeiro da sua empresa. Segue alguns nomes: Zeropaper, Controle Financeiro, Gerenciador Financeiro e outros.
  • Planilha de excel para fluxo de caixa – (ERRATA) no podcast falamos que preparamos uma planilha de excel para o controle de fluxo de caixa. Preferimos deixar a solução do SEBRAE por agora. Nesse link também tem várias informações sobre financas que definitivamente irão te ajudar. Pedimos que você experimente e deixe nos comentários abaixo se essa planilha te atende.

 

Então, você está pronta para começar? A primeira acão que te sugerimos seria testar os produtos acima (e outros), ver o que te atende melhor e mãos a obra! 

 

Esperamos ter te ajudo e até a próxima!

 

Vamos juntas!!

Equipe Empreender Mulher

 


 

Você quer escolher o assunto do próximo Podcast Empreender Mulher? 

Basta deixar a sua dúvida sobre negócios abaixo que faremos um podcast especialmente respondendo a sua pergunta!

 

[cma-questions limit=”5″ navbar=”1″ cat=”perguntas-e-respostas” form=”1″ view=”1″]

 

 


 

Essa solução foi útil para você? Deixe nos comentários abaixo as suas dúvidas, experiências e sugestões. Sua opinião é muito importante!

 

E também compartilhe na sua rede social preferida, clicando abaixo!